terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Conceito de Hipertexto



"CONCEITUANDO HIPERTEXTO INDIVIDUALMENTE"

Com já foi bem falado pelos filósofos, pensadores e sociólogos, Hipertexto é o termo que faz referência a um texto, onde neste texto aparecem contido outras informações organizadas em forma de blocos de textos representados por palavras, imagens e sons.

Para ter acesso aos hipertextos no meio digital é possível através dos hiperlinks ou simplesmente links que são endereços localizados no texto com a finalidade de interconectar uma informação ou complementar o assunto do texto, esses links aparecem sublinhado, em destaque, facilitando a ligação para outros conjuntos de informações necessárias para aprofundamento do conhecimento sobre o texto principal.
Vale ressaltar que o conceito de links ou “linkar” foi criada pelo pai do Hipertexto, o filósofo e sociólogo estadunidense Ted Nelson, pioneiro da tecnologia da informação e criador de ambos os termos. Nos anos 1960, teve como influência o pensador Francês Roland Barthes, que concebeu o conceito de “Lexia” que significa a ligação de um texto com outros textos.
Os Hipertextos são informações localizadas, normalmente na internet através dos sistemas World Wide Web, porém a internet não é o único meio eletrônico de suporte desse tipo de organização textual, mas também através de manuscritos e marginalia, no séculos XVI e XVII, todavia a internet é mais utilizada nas pesquisas por estudantes para realização de estudos e trabalhos escolares. Segundo pesquisa realizada no endereço http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto diz que:
“O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.5
Interessante discorrer também que os hipertextos se apresentam de forma não linear, os seja, não tem uma segmentação em ordem, linear, pois apresentam com ramificações que ao mesmo tempo se interligam, formando uma teia de informações importantíssima para ampliação dos conhecimentos relacionados ao texto principal, em estudo. Conforme pesquisa realizada no endereço eletrônico: http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto
“O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos”.
            As tecnologias nos proporcionam um leque de informação tão significativa que muitas das vezes, pelo comodismo talvez, nos distanciamos e nos sentimos incapazes de acompanhar o ritmo da evolução desses sistemas, daí percebemos a grande necessidade de estar sempre buscando nos atualizarmos constantemente. Pois, faz-se imprescindível a investigação incansável de novos conhecimentos e novas informações para que possamos pelo menos estar por dentro das exigências do mercado de trabalho, do mundo da informática, das tecnologias e do conhecimento.



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