QUEM
SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ
Diante
da realidade vivenciada atualmente no âmbito escolar, onde a “escola é para
todos”, como proposto no desígnio histórico, nos deparamos constantemente com
situações que muitas vezes não sabemos como lidar.
A
escola recebe todos os educandos que a ela procura, sejam eles brancos, negros,
pobres, ricos, católicos, evangélicos e/ou com múltiplas deficiências, ou seja,
atendemos todas as raças, etnias e grupos sociais. No entanto nós professores
precisamos mediar o conhecimento de forma dinamizada para que todos possam se
apropriar destas aprendizagens, conforme consta na grade curricular.
Daí
vem o grande desafio do professor e aprendiz, o de buscar novas técnicas, novas
habilidades, novos conhecimentos para que de fato possamos desempenhar com
segurança nossa função, de fazer com que aconteça realmente o processo ensino e
aprendizagem.
Hoje,
o professor além de ter graduação, especialização e participar de formação
continuada é muito mais cobrado que no passado. Estamos diante de uma sociedade
que transfere toda sua responsabilidade para a escola, o que não é ensinado em
casa é repassado para a escola. Esta é uma visão paradoxal. Cobram muito da
escola e as obrigações da sociedade é deixado de lado.
Portanto,
é mais complexo e mais desafiante ser professor nos dias atuais, pois
precisamos ter além do domínio do conteúdo, compreender os processos de
aprendizagem, criar situações que facilita o aluno a encontrar sentido ao que
está aprendendo, saber usar as tecnologias e entender as implicações do uso das
mídias nos processos de ensino e aprendizagem.
Todavia,
nós educadores e aprendizes necessitamos, diante do mundo tecnológico nos
apropriarmos destes meios para que possamos preparar melhor nossos educandos
para enfrentar o mundo capitalista, tecnológico e competitivo, no qual vivemos.
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